segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Como conseguir um ruivo natural?

Quando saio na rua muita gente pergunta como conseguir o sonhado ruivo natural, aqui estou eu com um mini tutorial que provavelmente vai ter duas partes (se houver dúvidas eu faço uma terceira parte). Eu estou usando no momento tinturas com base 8 para deixar mais claro, mas comecei com a famosa 7.4, particularmente eu curto o ruivo acobreado, ou seja, puxado para o cobre embora o meu na hora que pintou ficou um pouco puxado para o avermelhado.
(meu cabelo 1 - antes de começar a "enruivar" 2 - primeira tentativa com 7.4 3 - ruivo acobreado 8.4 tudo em luz artificial)

Vamos começar pela decisão da tonalidade certa que você quer. os tons ruivos naturais precisam ter base loira (normalmente são 7,8,9 e eu nunca vi com base maior que essa) quanto maior a base mais aberta a cor é, mas além da base da tinta também depende da base do seu cabelo por causa disso algumas pessoas que passam a 7.4 ficam muito mais ruivas que outras e independente de ser a 7 ou 9 ela só vai pegar em cabelos de base castanho claro para cima:


Se você tem cabelos castanhos escuro ou preto será necessário descolorir ou fazer um soap cap e se possui tintas mesmo que antigas vai precisar passar por uma decapagem (farei um post sobre isso mais para frente), após decidir o quão claro você quer seu ruivo é necessário decidir se você quer ele com nuance cobre, dourada ou vermelho.
Resumindo, se você deseja um ruivo acobreado precisa de nuances 0.4 enquanto um dourado seria um 0,34.

Após a escolha da cor, vem a parte mais chata que muita gente pode desanimar que é o fato do ruivo nem sempre pegar 100% do jeito que você quer de primeira e pode demorar um pouco para conseguir, eu mesma ainda não consegui 100% do que eu quero embora esteja perto. 
Tinta não clareia tinta, não adianta jogar um 6.0 no cabelo e querer joga 8.4 depois que não vai pegar mesmo que esteja super desbotado e lógico cabelo ressecado não vai pegar direito a tinta portanto é bom fazer uma série de hidratação (cronograma capilar) durante um mês antes para garantir que o cabelo aguente firme a tintura e possível soap cap, descoloração ou decapagem.
Eu já usei as tintas da Yamá professional (7.4), Color affair 8.34 e Wella profissional (8.44) e recomendo todas embora a Color affair tenha um cheiro muito forte e eu tive que aplicar ela de máscara porque tenho asma.
Além da tinta também é importante se preocupar com a água oxigenada que você vai usar, elas tem que ser estabilizadas e podem ser dos seguintes volumes:
- 10 volumes: não tem poder de clareamento e podem somente reforçar a cor.
- 20 volumes: elas são aquelas que vem nas caixinhas de tintura e por causa disso são as mais usadas, a partir da base 5 pode clarear de 1 a 2 tons, mas abaixo disso só até 1 tom.
- 30 volumes: pode clarear até 3 tons a partir da base 5.
- 40 volume: pode clarear até 4 tons a partir da base 5.
Embora vendo assim parece que a água oxigenada de 40 volumes é a melhor para se usar, eu não recomendo para todas as pessoas, eu usei a de 40 sim na primeira vez que tingi, mas para poder aguentar o processo e a decapagem eu tratei o cabelo com cronograma capilar durante seis meses para garantir e mesmo assim ele danificou um bom tanto e os cachos deformaram um pouco, o que foi recuperado facilmente depois de duas semanas continuando o cronograma.
Para quem tem cabelos danificados por químicas (progressiva, definitiva e os outros "iva") aconselho antes de qualquer tipo de decapagem e tintura entre outros fazer o cronograma por pelo menos um mês.
Na parte dois desse tutorial irei comentar sobre decapagem, soap cap, descoloração e também o cronograma e o que eu fiz para não deformar o cacho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário